3d cartoon porn
adult cartoons
free sex pics
free lesbian porn
black gay porn
hd porn videos

ENCONTRO DE PROFESSORES DE LINGUAGEM LITERÁRIA

 

GUSE2665_Copy

Nos dias 06 e 07 de abril, aconteceu o “Encontro de professores de linguagem literária” no Colégio Evangélico Alberto Torres – CEAT, em Lajeado. Participou desse encontro a professora do Colégio Ipiranga, Adriane Andreatta da Rosa.

Na abertura, o professor e escritor Caio Ritter mediou o debate “Painel: a linguagem como chave para pensar o mundo”, com a professora Doutora Kári Forneck (UNIVATES) e o professor Miguel Rettenmaier da Silva (UPF). A palestrante Kári Forneck ressaltou a importância da compreensão leitora na alfabetização, e que a leitura frequente, a identificação das palavras e os conhecimentos prévios do aluno são necessários para compreender e entender os significados dos textos escritos, permitindo assim, inferir sentido à língua escrita.

O professor Miguel Rettenmaier da Silva abordou a importância dos projetos que envolvam a leitura. A “Jornada Nacional da Literatura” foi apresentada pelo mesmo com finalidade de contribuir e ampliar o cenário da leitura e formar leitores, uma vez que o livro é um dos meios de comunicação mais importantes no processo de desenvolvimento do indivíduo.

Para engrandecer o evento, os alunos do CEAT presentearam os presentes com teatros interativos, contos clássicos da Cinderela, João e Maria, Os três porquinhos, A Bela e a Fera, além do Harry Potter.  Os alunos da Educação Infantil também agraciaram o evento com o espetáculo teatral-musical “Chá das Maravilhas”.

Na parte da tarde, os professores foram distribuídos em oficinas interativas, com inovações à prática pedagógica, além de ideias e motivações para inserção da literatura na sala de aula. A oficina “Um click na leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora por meio de objetos digitais de aprendizagem” foi ministrada pela professora Kári Forneck, que salientou a importância de inserir e mediar os objetos digitais na aprendizagem do aluno.

No segundo dia, na oficina “Vamos fazer a diferença: o livro em sala de aula”, o escritor Luís Dill contou sua história de vida e como alcançou seus sonhos de se tornar escritor de livros infantis. A oficina “Literatura infantil e a seleção de histórias na Educação Infantil e séries iniciais”, ministrada pelas professoras do CEAT Claudia Ferreira e Fabiana Kappes, apresentou experiências e vivências com a literatura infantil na sala de aula. A oficina “Leitura vai, escrita vem: o trabalho com o artigo de opiniões”, apresentada pela professora Andreia Kanitz, trabalhou métodos e estratégias de encorajar e despertar jovens para a escrita de artigos de opiniões.

No encerramento do evento, Alunos do CEAT apresentaram o teatro “Somos Todos Animais”, com recitais de poesias clássicas, tradicionais e modernas, sempre enfocando a literatura como motivadora de aprendizagens.

Com um discurso temático de grande importância: “A linguagem como chave para pensar o mundo”, a organização do evento, os palestrantes e demais envolvidos reforçaram a necessidade da busca pelo crescimento e aprendizado, como forma de valorizar a prática pedagógica.

Fale conosco

  • (55) 3522-2081
  • (55) 3522-2082
  • (55) 9938-5405
  • cipiranga@gmail.com
Rua Salgado Filho, 12 - Centro
CEP 98600-000 - Três Passos - RS
jeux gratuit