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Conteúdo 6º Ano

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos.
- Tira;
- Anedota;
- Reportagem;
- Crônica;
- Conto de assombração;
- Conto de mistério;
- Poema.

2. Estrutura da narrativa.
- Estrutura dos parágrafos e frases;
- Discurso direto e indireto;
- Uso dos sinais de pontuação;
- Descrição de personagens e de ambientes na narrativa;
- Tipos de narrador.

3. Análise e reflexão sobre o funcionamento da língua portuguesa, dando ênfase para os seguintes aspectos gramaticais:
- Tipos de frase;
- Substantivo, adjetivo, artigo, numeral, preposição;
- Pronomes (pessoas do discurso);
- Verbos (tempos do modo indicativo);
- Sujeito e predicado.

4. Comunicação
- Conceito de comunicação;
- O processo de comunicação;
- Formas diferentes de comunicar-se;
- Código e mensagem;
- Signo, significado e significante;
- Linguagem verbal e não-verbal;
- Observância do tipo de linguagem utilizada para a situação de comunicação.

5. Dicionário
- Importância do dicionário;
- Funcionamento do dicionário.

 

MATEMÁTICA

1. Números naturais.
1.1. Conjunto dos números naturais
1.2. Igualdade e desigualdade
1.3. Sucessão dos números naturais
1.4. Representação geométrica dos números naturais
1.5. Representação de subconjuntos de números naturais

2. Operações fundamentais com números naturais.
2.1. Adição
2.2. Subtração
2.3. Expressões numéricas envolvendo a adição e a subtração
2.4. Multiplicação
2.5. Expressões numéricas envolvendo a multiplicação
2.6. Divisão
2.7. Expressões numéricas envolvendo a divisão
2.8. Potenciação
2.9. Expressões numéricas envolvendo a potenciação
2.10. Radiciação
2.11. Resolução de problemas

3. Divisibilidade
3.1 Múltiplos e divisores
3.2 Conjunto dos múltiplos de um número
3.3 Conjunto dos divisores de um número
3.4 Números primos
3.5 Decomposição em fatores primos
3.6 Determinação dos divisores de um número

4. Mínimo Múltiplo Comum.
4.1 Mínimo múltiplo comum
4.2 Processos práticos para cálculo do mmc
4.3 Propriedades do mmc.

5. Conjunto dos números racionais absolutos.
5.1 Idéia de número fracionário
5.2 Tipos de frações
5.3 Números mistos
5.4 Frações equivalentes
5.5 Propriedade fundamental das frações
5.6 Simplificação de frações
5.7 Redução de frações ao menor denominador comum
5.8 Comparação de números fracionários

6. Operações com números racionais absolutos.
6.1Adição e subtração
6.2 Multiplicação
6.3 Divisão
6.4 Potenciação
6.5 Radiciação
6.6 Expressões numéricas
6.7 Problemas envolvendo números racionais absolutos

7. Números racionais decimais.
7.1 Fração decimal
7.2 Números decimais
7.3 Transformação de fração decimal em número decimal
7.4 Transformação de número decimal em fração decimal
7.5 Propriedade fundamental doso números decimais
7.6 Operações com números decimais
7.7 Representação decimal de uma fração ordinária
7.8 Fração geratriz

8. Introdução à geometria
8.1 Ponto reto plano
8.2 Polígonos
8.3 Triângulos – Classificação quanto aos lados.
8.4 Quadriláteros

9. Sistema Métrico Decimal – Unidade de Medida de comprimento.
9.1 Introdução
9.2 Unidade de medida de comprimento
9.3 Perímetro de um polígono
9.4 Perímetro do retângulo
9.5 Circunferência
9.6 Comprimento da circunferência

10. Sistema Métrico Decimal – Unidade de medida de superfície.
10.1 Unidade de medida de superfície.
10.2 Áreas das principais figuras planas

11. Sistema métrico decimal – Unidades de medida de volume
11.1 Unidades de medida de volume
11.2 Volume dos principais sólidos geométricos

12. Sistema Métrico decimal – Unidades de Medida de Capacidade.
12.1 Unidades de medida de capacidade
12.2 Relações importantes

13. Sistema Métrico Decimal – Unidades de Medida de Massa.
13.1 Introdução
13.2 Unidades de medida de massa.

  

CIÊNCIAS

1. Seres Vivos e o Ambiente.
1.1. Ecologia.
1.2. Cadeia alimentar.
1.3. Teias alimentar.
1.4. Relações entre os seres vivos.
   1.4.1. Mutualismo.
   1.4.2. Comensalismo.
   1.4.3. Predatismo.
   1.4.4. Parasitismo.
   1.4.5. Competição.

2. A Terra.
2.1. Estrutura da Terra.
2.2. As Rochas e o Solo.
   2.2.1.Formação do solo.
   2.2.2. Componentes do solo.
   2.2.3. Tipos de solo.
   2.2.4. O solo se modifica.
   2.2.5. A formação das cadeias de montanhas.
   2.2.6. Os terremotos
   2.2.7. Os vulcões.
   2.2.8. Rochas e Minerais.
2. 3. Solo e Saúde.
   2.3.1. O lixo e a coleta seletiva.
   2.3.3. Organismos Patogênicos.

3. O Ar.
3.1. A atmosfera.
   3.1.1. As camadas da atmosfera.
   3.1.2. A destruição da camada de ozônio.
   3.1.3. A atmosfera e a temperatura do planeta.
3.2. Os componentes do ar.
3.3. Propriedades do ar.
3.4. Pressão atmosférica – as condições do tempo.
3.5. Ar e saúde.
3.6. Aquecimento global.
3.7. A previsão do tempo.
3. 8. As nuvens.
3.9. As massas de ar e as frentes.
3.10. A umidade do ar e as chuvas.
3.11. A temperatura.
3.12. Os ventos.
3.13. As estações meteorológicas.

4. A Água.
4.1. Existência e composição da água.
4.2. Os estados físicos da água.
4.3. Ciclo da água.
4.4. Propriedades da água.
4.5. Água potável e saneamento básico.
4.6. Água e saúde.
4.7. As estações de tratamento de água.
4.8. As estações de tratamento de esgoto.
4.9. Poluição da água.

5. O Universo.
5.1. O Sistema Solar.
5.2. Nós e o Universo.
5.3. A Terra e seus satélites.

  

HISTÓRIA

História, cultura e tempo 
- História e fontes históricas
- Cultura e tempo

O legado dos nossos antepassados
- Os primeiros povoadores da Terra
- A Pré-história brasileira
- Indígenas: diferenças e semelhanças

Vida urbana: Oriente e África
- Mesopotâmia
- O Egito antigo
- A Núbia e o reino de Kush
- Hebreus, Fenícios e Persas
- China

A luta por direitos
- O mundo grego e a democracia
- A cultura grega
- Roma antiga
- O Império Romano
- A crise de Roma e o Império Bizantino

 

GEOGRAFIA

1 – Planeta Terra – parte do Universo
· Sistema solar
· Planeta terra
· Lua – Satélite da Terra
· Conquista Espacial

2 – Orientação e localização
· Formas de orientação
· Coordenadas geográficas

3 – Movimentos da Terra
· Estações do ano
· Zonas climáticas
· Fusos horários
· Horários de verão

4 – Representação de Terra
· Cartografia
· Escala dos mapas
· Elementos dos mapas

5 – Posição geográfica do Brasil
· Posição planetária
· Dimensões do Brasil
· Fusos horários brasileiros

6 – Geologia
· Camadas da terra
· Rochas e minerais
· Placas tectônicas
· Deriva continental
· Eras geológicas

7 – Geomorfologia
· Agente modificadores
· Formas de relevo
· Relevo do Brasil

8 – Hidrosfera
· Oceanos e mares
· Relevo oceânico
· Litoral brasileiro

9 – Hidrografia
· Importância dos rios
· Águas subterrâneas
· Hierarquia fluvial
· Bacias hidrográficas

10 – Classificação climática
· Tipos de climas
· Problemas ambientais
· Problemas atmosféricos
· Climas no Brasil

11 – Biosfera
· Classificação dos vegetais
· Vegetação brasileira

 

LÍNGUA INGLESA

PRÉ-UNIDADE: Identifying Yourself
Question word: What
Possessive adjectives: my-your

UNIDADE 1: English Around The World
Personal pronouns: I-You
Simple present tense-verb to be (I-You): affirmative, interrogative and negative forms

UNIDADE 2: Meeting People
Personal pronouns: He-She
Simple present tense-verb to be (He-She): affirmative, interrogative and negative forms
Possessive adjectives: His-Her
Question words: who-where
Demonstrative words: this-that

UNIDADE 3: Buying School Supplies
Personal pronouns: It-They
Simple present tense- verb to be (It-They): affirmative, interrogative and negative forms
Possessive adjectives: Its-Their
Interrogative word: Where
Prepositions: in-on-under
Plural of nous with "s"
Definite article: the

UNIDADE 4: Going Out With The Family
Personal pronouns: We-You-They
Simple present tense- verb to be (We-You-They): affirmative, interrogative and negative forms
Possessive adjectives: Our-Your-Their
Irregular plural
Indefinite articles: a-an
Demonstrative words: these-those

UNIDADE 5: Describing Famous Characters
Question word + adjectives: how old
Question tag-verb to be

UNIDADE 6: Visiting Places
There is/there are: affirmative, interrogative and negative forms
Question tag
Question word + adjective: how many
Some-any
Irregular plural

UNIDADE 7: School Life
Imperative: affirmative and negative forms
Question word + noun: What time

UNIDADE 8: Enjoying Movies
Present progressive tense: affirmative, interrogative and negative forms
Question tag

 

LÍNGUA ESPANHOLA

Recorte temático - 6º AÑO

1- Historia e importancia de la lengua española. Países donde se habla el idioma, capitales.
2- Saludos, despedidas y agradecimientos.
3- El alfabeto: pronunciación.
4- Artículos definidos.
5- La familia, características físicas de las personas.
6- Pronombres personales.
7- Las comidas y bebidas.
8- Verbos ser, estar, tener, ir y venir.
9- Adjetivos Posesivos.
10- Los días de la semana, meses y estaciones.
11- Las profesiones.
12- Los colores.
13- Los numerales.

 

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

1. A Cor na natureza
1.1 Cor luz e cor pigmento
1.2 Observação do ambiente em que vive o aluno
1.3 Observação da natureza nos diferentes momentos do dia
1.4 Influência da luz na natureza e na cor

2. A Cor no fazer artístico
2.1 Classificação das cores primárias, secundárias, quentes, frias e neutras
2.2 Luz e sombra

3. Uso do lápis de cor e da tinta
3.1 Os diferentes efeitos que podem ser conseguidos com o lápis de cor e a tinta
3.2 Variações de intensidade e direção do lápis de cor e da tinta

4. Linha do Horizonte
4.1 Observação direta de paisagens com ênfase na linha do horizonte
4.2 Interpretação de paisagens diversas nas obras de arte e imagens em geral

5. Recursos extraídos da Natureza
5.1 Observação e pesquisa de texturas e materiais diversos da natureza
5.2 Elaboração de trabalhos plásticos com técnicas das mais variadas, tendo como ponto de partida as folhas, as flores, as frutas, as árvores, os animais, os insetos, o céu, o sol, as nuvens

6. Leitura, Interpretação, Reprodução e Transformação de Obras de Arte
6.1 Estudo dos movimentos da pintura como o Impressionismo, Fovismo, Expressionismo, Realismo

Pintores a serem destacados para o trabalho com obras de Arte: Monet, Van Gogh, Romero Brito, Anita Malfatti, Guignard, Tarsila do Amaral entre outros.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Intenções táticas básicas individuais dos esportes de invasão:
- procurar jogos com os companheiros.
- quando receber a bola, procurar ficar de frente para a meta adversária.
- observar antes de agir (ler a situação de jogo antes de passar, driblar/conduzir ou lançar/chutar).
- deslocar-se para receber.
- quando estiver no papel de defensor, posicionar-se entre o atacante direto e a meta a ser defendida.
- quando estiver no subpapel de defensor do atacante sem posse da bola, responsabilizar-se pelo adversário direto (não é para seguir a bola).

2. Elementos técnicos-táticos básicos dos esportes de invasão escolhidos:
- conceito de esporte e de jogo motor.
- transformação de jogos em esporte.
- lógica interna e externa, categorias e tipos de esportes.
- tipos de esportes que reúnem diferentes modalidades.
- nomeclatura e características das técnicas dos esportes de marca e técnico-combinatórios escolhidos.
- nomeclatura e características de intenções e elementos técnicos-táticos dos esportes de campo e taco, esportes com rede divisória ou parede de rebote, e esportes de invasão escolhidos, tanto para saber praticar quanto para conhecer.

3. Exercícios de mobilidade articular, alongamento e estimulação cardiorrespiratória.

4. Conceito de exercício físico e de atividade física.

5. Aquecimento:
- funções: prevenção de lesões e melhora do desempenho;
- tipos: geral e específico;
- critérios para a realização do aquecimento geral.

6. Conceitos e características das capacidades físicas: resistência (aeróbica e anaeróbica), força muscular, resistência muscular localizada, velocidade, flexibilidade, agilidade e coordenação (geral).

7. Conceito de atividade física e exercício físico.

8. Alimentação antes, durante e depois da prática corporal.

9. Noções de hidratação relativas às práticas corporais.

10. Principais adaptações do funcionamento do organismo durante a atividade física:
- frequência cardíaca.
- frequência respiratória.
- sinais exteriores de fadiga e suas relações com as funções cardiorrespiratória e muscular.

11. Fatores que afetam o processo saúde-doença.

12. Promoção da atividade física e as diversas práticas de cuidado (individuais e coletivos) em saúde.

13. Jogos:
- pré-desportivos gerais.
- jogos sensoriais.
- estafetas.
- jogos de mesa (dama, moinho, ping-pong).
- jogos que desenvolvam a noção espaço-temporal.
- jogos com criação de regras.

14. Esportes:

HANDEBOL
- adquirir noções do jogo.
- conhecimento de alguns fundamentos básicos:
- drible
- passe de peito
- passe picado
- arremesso
- organização coletiva e individual.
- jogo com criação de regras.
- regras básicas.

VOLEIBOL
- adquirir noções do jogo.
- conhecimento de alguns fundamentos básicos:
   · toque
   · manchete
   · saque por baixo
   · posição de rotação
   · sistema 6 X 0
- regras básicas
- jogos com criação de regaras.

• FUTSAL
- adquirir noções de regras.
- conhecimento de alguns fundamentos básicos:
   · passe parte interna do pé
   · chute
   · domínio e condução da bola
- organização coletiva e individual.
- jogos com criação de regras.
- regras básicas.

• BASQUETEBOL
- adquirir noções básicas do jogo.
- conhecimento de alguns fundamentos básicos:
   · passe de peito
   · drible
   · bandeja
   · arremesso de peito
   · bandeja
   · domínio de recepção de bola
   · manejo do corpo com e sem a bola
- jogo com criação de regras.
- regras básicas.
- organização coletiva e individual.

• ATLETISMO
- corridas.
- corrida de velocidade:
   · 50 m
   · revezamento 4 x 20 m

- corrida de resistência:
   · 600 m
   · cross-country

- saltos.
- salto em distância.
- salto em altura.
- salto tesoura simples.
- lançamento de pelota.

 

ADMINISTRANDO A VIDA

-Projeto;
- Viva a diferença, a tolerância e a diversidade;
- Construir a paz: pacifistas;
- Educar-se é muito bom:
* a importância da educação;
* direito à educação;
* importância do estudo;

- A natureza pede socorro;
- Educação Financeira;
- Exemplos (belas vidas):
* Herbert de Souza;
* Francisco de Assis;
* Gandhi;
* Dom Bosco;
* Martinho Lutero;
* Irmã Dulce.

 

** Alguns itens poderão sofrer alterações, conforme interesse e necessidade de cada turma.

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