free sex pics
free hd porn
hot sex videos
hd porn
1080p porn
cartoon porn

Conteúdo 7º Ano

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos.
- Fábula;
- Conto;
- Cordel;
- Lenda;
- Texto teatral;
- Reportagem;
- Crônica;
- Entrevista;
- Notícia.

2. Análise e reflexão sobre o funcionamento da língua portuguesa, dando ênfase para os seguintes aspectos gramaticais:
2.1.Fonologia:
- Acentuação das palavras;
- Correções ortográficas.

2.2. Morfologia:
- Revisão das classes gramaticais: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome e verbos;
- Advérbio;
- Preposição.

2.3. Sintaxe:
- Frase, oração, período;
- Termos essenciais da oração: sujeito e predicado;
- Tipos de sujeito;
- Predicado verbal e nominal;
- Verbos Transitivos e Intransitivos;
- Completos Verbais;
- Adjunto Adnominal.

3. Reforçar o uso e importância do dicionário.

 

MATEMÁTICA

1. Números inteiros relativos:
1.1 Conjunto doso números inteiros relativos
1.2 Aplicações
1.3 Representação geométrica de Z
1.4 Comparação dos números inteiros
1.5 Números opostos (ou simétricos)
1.6 Valor absoluto ( ou módulo)
1.7 Subconjunto de Z

2. Operações com números inteiros
2.1 Adição
2.2 Subtração
2.3 Multiplicação
2.4 Divisão exata
2.5 Potenciação
2.6 Radiciação

3. Números racionais
3.1 Introdução
3.2 Subconjuntos de Q
3.3 Representação geométrica de Q
3.4 Comparação de números racionais
3.5 Números opostos (ou simétricos)
3.6 Valor absoluto (ou módulo)

4. Operações com os números racionais relativos
4.1 Adição
4.2 Subtração
4.3 Multiplicação
4.4 Divisão
4.5 Potenciação
4.6 Radiciação

5. Equações do 1º grau
5.1 Sentenças matemáticas
5.2 Equações
5.3 Equações equivalentes
5.4 Equações do 1º grau com uma variável
5.5 Resoluções de problemas do 1º grau com uma variável

6. Sistemas de equações do 1º grau
6.1 Par ordenado; produto cartesiano
6.2 Representação geométrica de pares ordenados
6.3 Equações do 1º grau com duas variáveis
6.4 Gráfico da equação do 1º grau com duas variáveis
6.5 Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis
6.6 Resolução de sistemas

7. Razão, proporção, números proporcionais
7.1 Razão
7.2 Proporção
7.3 Propriedade fundamental das proporções
7.4 Números diretamente proporcionais
7.5 Números inversamente proporcionais

8. Grandezas, regra de três
8.1 Grandezas
8.2 Regra de três

9. Porcentagem, juros simples
9.1 Porcentagem
9.2 Juro simples.

 

CIÊNCIAS

1. A organização dos seres vivos.
1.1. A teoria celular.
1.2. Conhecendo a célula.
1.3. Níveis de organização.
1.4. Os seres vivos se reproduzem.
1.5. Reprodução assexuada e sexuada.
1.6. Os seres vivos se modificam.

2. A origem da vida.
2.1. Geração espontânea (abiogênese).
2.2. Biogênese.
2.3. Terra primitiva.

3. A Evolução Biológica.
3.1. A ideia de seleção natural.
3.2. Fatos a favor da teoria da evolução.
3.3. A homologia.
3.4. As teorias de evolução.
3.5. Adaptação.

4. Classificação dos Seres Vivos.
4.1. As espécies.
4.2. A nomenclatura de Lineu.
4.3. Os significados dos nomes biológicos.
4.4. A classificação biológica.

5. Os Reinos.
5.1. Cinco reinos.
5.2. A caracterização dos cinco reinos.

6. Os Vírus.
6.1. Como são os vírus.
6.2. A reprodução dos vírus.
6.3. Nossas defesas naturais.
6.4. Vacinas e soros.
6.5. As viroses mais comuns.

7. Os Moneras.
7.1. Características das bactérias.
7.2. Nutrição e respiração.
7.3. Reprodução das bactérias.
7.4. Doenças provocadas por bactérias.
7.5. As bactérias e o equilíbrio da natureza.
7.6. Associação de bactérias com outros organismos.
7.7. As cianobactérias.

8. Os Protistas.
8.1. Características dos protozoários.
8.2. Doenças provocadas por protozoários.
8.3. As algas unicelulares.

9. Os Fungos.
9.1. Os fungos e o ambiente.
9.2. Como vivem os fungos.
9.3. A reprodução dos fungos.
9.4. Os liquens.
9.5. Doenças provocadas por fungos.

10. Os Animais.
11. Animais invertebrados.
12. Poríferos.
12.1. Reprodução dos poríferos.

13. Cnidários.
13.1.A forma dos cnidários.
13.2.Como os cnidários se alimentam.
13.3.A reprodução dos cnidários.
13.4.Os recifes de corais.

14. Platelmintos.
14.1.As planárias.
14.2.As tênias.
14.3.O esquistossomo.

15. Nematóides.
15.1.Características.
15.2.Ascaridíase.
15.3.O ancilóstomo e o necátor.
15.4.O bicho-geográfico.
15.5.O oxiúro.
15.6.A filaria.

16. Anelídeos.
16.1.Características.
16.2.Principais representantes, classes.
16.3.Importância das minhocas para a agricultura.

17. Moluscos.
17.1.O corpo dos moluscos.
17.2.Classes de moluscos.

18. Artrópodes.
18.1.Características.
18.2.O corpo dos insetos.
18.3.O desenvolvimento dos insetos.
18.4.Os insetos e o ambiente.
18.5.Crustáceos.
18.6.Aracnídeos.
18.7.Quilópodes e Diplópodes

19. Equinodermos.
19.1.Características.
19.2.Classes.

20. Cordados.
20.1. Características dos cordados.
20.2. Cefalocordados e Urocordados.
20.3. Os ciclóstomos.

21. Peixes.
21.1.Características, Nutrição, Respiração, Circulação e Excreção.
21.2.Peixes ósseos e peixes cartilaginosos.
21.3.Reprodução dos peixes.

22. Anfíbios.
22.1.Características, Nutrição, Respiração, Circulação e Excreção.
22.2.Reprodução.
22.3.As ordens dos anfíbios.
22.4.A evolução dos anfíbios.

23. Répteis.
23.1.Características, Nutrição, Respiração, Circulação e Excreção.
23.2.Reprodução.
23.3.As ordens dos répteis.
23.4.A evolução dos répteis.

24. Aves.
24.1.Características, Nutrição, Respiração, Circulação e Excreção.
24.2.Reprodução.
24.3.As ordens das aves.
24.4.A evolução das aves.

25. Mamíferos.

26. Características, Nutrição, Respiração, Circulação e Excreção.

27. Reprodução.

28. As ordens dos mamíferos.

29. A evolução dos mamíferos.

30. Plantas e Algas Verdes, Pardas e Vermelhas.
30.1.Algas verdes, pardas e vermelhas.
30.2.Briófitas
30.3.Pteridófitas.
30.4.Gimnospermas.
30.4.1. Reprodução das gimnospermas.
30.5.Angiospermas: raiz, caule e folha.
30.6.Angiospermas: flores, frutos e sementes.
30.6.1. Reprodução das angiospermas

 

HISTÓRIA

Diversidade e discriminação religiosa
- Os Francos
- O feudalismo
-Os Árabes e o Islamismo
- A áfrica negra antes dos europeus: o Império Mali e o Reino do congo
- China medieval

Monarquistas nacionais: passado e presente
- Mudanças no feudalismo
-Fortalecimento do poder dos reis

Arte e religião
-Renascimento e humanismo
-Reforma e contrarreforma

Nós e os outros...
- As grandes Navegações
- Astecas, Incas e Maias
- Os Tupi e os portugueses: encontros e desencontros
- Colonização espanhola da América
- Colonização portuguesa: administração
- Economia e sociedade colonial açucareira

 

GEOGRAFIA

1 – População
· População mundial brasileira
· Distribuição e crescimento

2 – Estrutura de população
· Étnica
· Etária
· Por gênero
· Por atividade econômica

3 – Migrações
· Internas
· Externas

4 – Urbanização
· Classificação das cidades
· Problemas urbanos

5 – Agropecuária
· Sistema agrícola
· Sistema pecuário

6 – Recursos minerais e energéticos
· Tipos
· Utilidades

7 – Indústria
· Tipos de indústria
· Situação indústria brasileira

8 – Transporte e Comércio
· Transporte no Brasil
· Atividades comerciais
· Balança comercial
· Serviços

9 – Regiões brasileiras
· Sul
· Sudeste
· Nordeste
· Norte
· Centro-Oeste

 

LÍNGUA INGLESA

PRÉ-UNIDADE: Travelling Around Brazil
Simple present tense-verb to be: affirmative, interrogative and negative forms
There is/there are: affirmative, interrogative and negative forms
Present progressive tense: affirmative, interrogative and negative forms

UNIDADE 1: Celebrating Birthdays
Question word: when
Ordinal numbers
Prepositions: in-on
Possessive case

UNIDADE 2: Games Through The Years
Modal verbs "can": affirmative, interrogative and negative forms
Question tag
Too-either

UNIDADE 3: Daily Activities
Simple present tense: affirmative, interrogative and negative forms

UNIDADE 4: Enjoying Reading
Adverbs of frequency
Question words: why-what-which
Question word + adverb: how often

UNIDADE 5: Taking Care Of Yourself
Simple present tense-to have: affirmative, interrogative and negative forms
Question tag
What...look like?
Position of adjectives

UNIDADE 6: Buying Food
Quantifiers: many, much, a lot of, a few, a little
Question word + adjective: how many-how much

UNIDADE 7: Future Activities
Future with going to: affirmative, interrogative and negative forms
Personal pronouns

UNIDADE 8: Asking And Giving Directions
Imperative with "lets"
Prepositions: in-on-at, on the right, on the left, between, on the corner, across the street from

 

LÍNGUA ESPANHOLA

Recorte temático - 7º AÑO

1- Artículos indefinidos.
2- Sustantivo.
3- Formal/Informal.
4- Saludar y presentarse formal e informalmente.
5- Verbos ir y venir y las contracciones – al/del  para expresar desplazamiento.
6- Numerales hasta 1.000.
7- La hora.
8- Verbo Gustar.
9- Adjetivos Posesivos. Expresar posesión.
10- Demostrativos.
11- Gentílicos de las personas que viven en países de lengua española.
12- Verbos vivir y llamar.
13- Pronombres Interrogativos.
14- Frutas y verduras.
15- Las profesiones.
 

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

1. Figura humana:
A arte e as proporções do corpo humano e a importância da proporção na criação do desenho.
Conhecimento básico da técnica para desenho da figura humana; desenho de olhos, nariz, boca, orelhas, cabeça.
O movimento e a imobilidade, criando figuras humanas considerando as articulações.

2. Figura humana na arte:
Releitura de obras de arte com transformação e recriação da figura humana. Deformação
Observação e análise de fotos antigas e atuais trabalhando o estilo e as expressões
Auto retrato
Caricaturas
Escultura, modelagem e entalhe
Figura humana nas obras de artistas brasileiros e outros em geral
O corpo humano e a dança em atuações coletivas e nas obras de arte. Motricidade e ritmo.

3. O Teatro e a Expressão:
As diferentes expressões humanas
Criação de personagens e montagens cênicas usando recursos naturais e sucata

4. Leitura, interpretação, reprodução e transformação de obras de arte
Estudos de movimentos da pintura como Renascimento, dadaísmo, Cubismo, realismo, arte Indígena Brasileira
Pintores a serem destacados: Aldo locatelli, portinari, Tarsila do amaral, Milton Da Costa, ismael Nery, leonardo da Vinci, picasso, Modigliani, rembrandt, Lasar Segall, DEGASD, Rodin, michelangelo, Van Gogh.

5. Cores
Matriz, monocromia
Luz e Sombra
As cores e a harmonia na pintura
Cores análogas e complementares

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Intenções táticas básicas individuais dos esportes de invasão:
- procurar jogos com os companheiros.
- quando receber a bola, procurar ficar de frente para a meta adversária.
- observar antes de agir (ler a situação de jogo antes de passar, driblar/conduzir ou lançar/chutar).
- deslocar-se para receber.
- quando estiver no papel de defensor, posicionar-se entre o atacante direto e a meta a ser defendida.
- quando estiver no subpapel de defensor do atacante sem posse da bola, responsabilizar-se pelo adversário direto (não é para seguir a bola).

2. Elementos técnicos-táticos básicos dos esportes de invasão escolhidos:
- conceito de esporte e de jogo motor.
- transformação de jogos em esporte.
- lógica interna e externa, categorias e tipos de esportes.
- tipos de esportes que reúnem diferentes modalidades.
- nomeclatura e características das técnicas dos esportes de marca e técnico-combinatórios escolhidos.
- nomeclatura e características de intenções e elementos técnicos-táticos dos esportes de campo e taco, esportes com rede divisória ou parede de rebote, e esportes de invasão escolhidos, tanto para saber praticar quanto para conhecer.

3. Exercícios de mobilidade articular, alongamento e estimulação cardiorrespiratória.

4. Conceito de exercício físico e de atividade física.

5. Aquecimento:
- funções: prevenção de lesões e melhora do desempenho.
- tipos: geral e específico.
- critérios para a realização do aquecimento geral.

6. Conceitos e características das capacidades físicas: resistência (aeróbica e anaeróbica), força muscular, resistência muscular localizada, velocidade, flexibilidade, agilidade e coordenação (geral).

7. Conceito de atividade física e exercício físico.

8. Alimentação antes, durante e depois da prática corporal.

9. Noções de hidratação relativas às práticas corporais.

10. Principais adaptações do funcionamento do organismo durante a atividade física:
- frequência cardíaca.
- frequência respiratória.
- sinais exteriores de fadiga e suas relações com as funções cardiorrespiratória e muscular.

11. Fatores que afetam o processo saúde-doença.

12. Promoção da atividade física e as diversas práticas de cuidado (individuais e coletivos) em saúde.

13. Jogos:
- jogos sensoriais
- estafetas
- jogos de mesa
   · dama
   · moinho
   · ping-pong
- inclusão de regras
- jogos recreativos

14. Esportes

HANDEBOL
- conhecimentos e execução dos fundamentos básicos:
   · drible com a mão direita
   · drible com a mão esquerda
   · drible com alternância de mãos
   · passe de peito
   · passe picado
   · passe de ombro
   · passe de pêndulo
- arremesso
- domínio da bola
- posições na quadra
- sistema defensivo 6 X 0
- sistema ofensivo 6 X 0
- conhecer regras básicas

VOLEIBOL
- conhecer a execução dos fundamentos básicos:
   · toque
   · manchete
   · saque por baixo
   · saque por cima
   · levantamento
- recepção
- iniciação a cortada
- posição e rotação
- sistema 6 x 0
- posição de expectativa
- iniciação a cortada
- conhecer regras básicas

FUTSAL
- conhecimento e execução dos fundamentos básicos:
   · passe parte interna do pé
   · passe parte lateral do pé
   · chute parte interna do pé
   · chute peito do pé
   · chute ponta do pé
   · chute três dedos
- domínio e condução de bola
- posição na quadra
- conhecer regras básicas

BASQUETEBOL
- conhecimento e execução dos fundamentos básicos:
   · passe de peito
   · passe picado
   · passe sobre a cabeça
   · passe de gancho
   · passe de ombro
   · iniciação a finta e giro
   · arremessos
   · bandeja
   · gancho
   · jamp
   · drible parado, troca de mão
   · drible em movimento
- modo de segurar a bola
- posição básica
- sistema de defesa em conjunto
- sistema de ataque em conjunto
- conhecer as regras básicas

ATLETISMO
- corridas
- corridas de velocidade
   · 100 m
   · revezamento 4 X 50 m
- corrida de resistência
   · 800 m
   · cross-country
- saltos
- salto em distância
- salto em altura
   · tesoura simples
   · rolo ventral
- arremesso de peso
   · 1 kg
- lançamento de dardo
- regras básicas

 

ADMINISTRANDO A VIDA

- Projeto;
- Deus acima de tudo:
* Quem é Deus;
* Como entender Deus;
* Como a filosofia vê Deus;
* Como a ciência vê Deus;

- Dez maneiras de ser bom;
- Trabalhar é preciso:
* O trabalho através dos tempos;
* O trabalho como exploração do ser humano;
* Globalização e novos problemas mundiais;

- O trabalho de estudante;
- Amizade:
* O valor de um amigo;
* Um amigo de verdade;

- As virtudes dos antigos:
* Virtudes antigas, sempre atuais;
* A virtude dos heróis;
* As virtudes de cada dia;
* O pouco pode ser muito;
* A gratidão;
* A honestidade;
* A generosidade;
* A doçura.
* Estatuto da Pessoa com Deficiência;
* Estatuto da Criança e Adolescente.

 

** Alguns itens poderão sofrer alterações, conforme interesse e necessidade de cada turma.

Fale conosco

  • (55) 3522-2081
  • (55) 3522-2082
  • (55) 9938-5405
  • cipiranga@gmail.com
Rua Salgado Filho, 12 - Centro
CEP 98600-000 - Três Passos - RS
jeux gratuit