free black porn
anal sex videos
free cartoon porn
gay sex
porn videos
hot sex videos

Conteúdo 8º Ano

LÍNGUA PORTUGUESA

→ Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos:

• Narrativa mítica (personagens, tempo, espaço, narrador, situação inicial, conflito, clímax e desfecho);
• Romance (sequências textuais, modos de citação do discurso);
• Texto expositivo (mecanismos de coesão);
• Texto de divulgação científica (objetividade e subjetividade, leitura de mapas e gráficos);
• Texto de opinião (estrutura do texto argumentativo);
• Texto publicitário (estratégias de convencimento);
• Texto teatral (expressividade);
• Letra de canção (sonoridade, intertextualidade e figuras de linguagem).

→ Análise e reflexão sobre o funcionamento da língua portuguesa, dando ênfase para os seguintes aspectos gramaticais, fonológicos, sintáticos, morfológicos e semânticos:

• Elementos de coesão textual
• Frase, oração e período;
• Oração: sujeito e predicado;
• Tipos de sujeito;
• Núcleo do sujeito e seus determinantes;
• Adjuntos adnominais;
• Tipos de predicado (nominal, verbal e verbo-nominal);
• Verbo transitivo direto e indireto e verbo intransitivo;
• Voz ativa e voz passiva analítica e sintética (agente da passiva);
• Voz reflexiva;
• Ordem direta e ordem inversa;
• Complemento nominal;
• Adjuntos adverbiais;
• Aposto e vocativo;
• Pontuação;
• Palavra meio: advérbio, numeral ou substantivo;
• Mau ou Mal;
• Regência nominal e regência verbal;
• Acentuação;
• Uso do hífen.

MATEMÁTICA

1. CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS.
1.1 Conjunto dos números naturais
1.2 Conjunto de números inteiros
1.3 Conjunto dos números racionais
1.4 Conjunto dos números reais

2. EXPRESSÕES ALGÉBRICAS.
2.1 Expressões algébricas ou literais
2.2 Classificação
2.3. Valor numérico

3. POLINÔMIOS.
3.1 Monômios
3.2 Grau de monômios
3.3 Monômios semelhantes
3.4 Operações com monômios
3.5 Polinômios
3.6 Grau de polinômios
3.7 Polinômios em uma única letra
3.8 Valor numérico de polinômios
3.9 Adição de polinômios
3.10 Subtração de polinômios
3.11 Multiplicação de polinômios
3.12 Divisão de polinômios por monômios

4. PRODUTOS NOTÁVEIS
4.1 Conceito e aplicações
4.2 Quadrado de uma soma de dois termos
4.3 Quadrado de uma diferença de dois termos
4.4 Produto da soma pela diferença de dois termos

5. FATORAÇÃO
5.1 Conceito e aplicações
5.2 Fator comum
5.3 Agrupamento
5.4 Trinômio quadrado perfeito
5.5 Diferença de dois quadrados
5.6 Casos de fatoração combinados

6. MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM

7. EQUAÇÕES
7.1 Equações do 1º grau com uma incógnita
7.2 Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas
7.3 Equações fracionárias

8. GEOMETRIA
8.1 Elementos primitivos
8.2 Figuras geométricas planas
8.3 Semi-retas
8.4 Segmento de reta

9. ÂNGULOS
9.1 Definição
9.2 Medida de ângulo
9.3 Ângulos consecutivos e ângulos adjacentes
9.4 Bissetriz
9.5 Ângulos congruentes
9.6 Classificação de ângulos
9.7 Ângulos complementares
9.8 Ângulos suplementares
9.9 Ângulos opostos pelo vértice

10. POLÍGONOS
10.1 Polígonos
10.2 Elementos do polígono convexo
10.3 Classificação
10.4 Perímetro
10.5 Número de diagonais de um polígono

11. TRIÂNGULOS
11.1 Classificação dos triângulos quanto a medida dos ângulos e dos lados
11.2 Mediana, altura e bissetriz
11.3 Soma das medidas dos ângulos internos de triângulos

12. QUADRILÁTEROS
12.1 Características de um quadrilátero convexo
12.2 Propriedades dos paralelogramos
12.3 Propriedade do retângulo
12.4 Propriedade do losango
12.5 Tipos de trapézio

13. CIRCUNFERÊNCIAS
13.1 Comprimento e área
13.2 Ângulos em uma circunferência

14. VOLUMES
14.1 Volume de um paralelepípedo
14.2 Volume de um cilindro

 

CIÊNCIAS

1. A célula.
1.1. A membrana plasmática.
1.2. O citoplasma.
1.3. O núcleo da célula.
1.4. Organelas celulares.

2. A divisão Celular.
2.1. Células haplóides e diplóides.
2.2. O aumento no número de células.
2.3. Mitose e Meiose.

3. Os tecidos.
3.1. Tecido epitelial.
3.2. Tecido Conjuntivo.
3.3. Tecido Muscular.
3.4. Tecido Nervoso.

4. Os alimentos.
4.1. As funções dos alimentos.
4.2. Carboidratos.
4.3. Lipídios.
4.4. Proteínas.
4.5. Vitaminas.
4.6. Água.
4.7. Sais Minerais.
4.8. Alimentação Saudável.
4.9. A conservação dos Alimentos.
4.10.O perigo dos alimentos contaminados.
4.11.Desnutrição.
4.12.Anorexia.

5. O Sistema Digestório.
5.1. A transformação dos alimentos.
5.2. As glândulas salivares.
5.3. Os dentes.
5.4. O estômago
5.5. Úlcera péptica.
5.6. O intestino delgado.
5.7. O intestino Grosso.
5.8. Problemas no intestino.

6. O Sistema Respiratório.
6.1. O caminho do ar.
6.2. O nariz.
6.3. Faringe e laringe.
6.4. Traquéia, brônquios e bronquíolos.
6.5. Pulmões.
6.6. O controle da respiração.
6.7. Infecções no sistema respiratório.
6.8. A poluição do ar provoca infecções.
6.9. Fumo e saúde.

7. O Sistema Circulatório.
7.1. O caminho do sangue.
7.2. O coração impulsiona o sangue.
7.3. O ritmo do coração.
7.4. Os vasos sanguíneos.
7.5. A pressão arterial.
7.6. O Sistema Linfático.
7.7. Doenças do sistema cardiovascular.

8. O sangue.
8.1. As funções do sangue.
8.2. Composição do sangue.
8.3. As defesas do corpo.
8.4. Os grupos sanguíneos.

9. O Sistema Urinário.
9.1. A função do sistema urinário.
9.2. Os órgãos do sistema urinário.
9.3. O funcionamento do rim.

10. A pele.
10.1.A epiderme.
10.2.A derme e o tecido adiposo.
10.3.Pelos, unhas e glândulas.
10.4.Cuidados com a pele.

11. O esqueleto.
11.1.Por dentro do osso.
11.2.As articulações.
11.3.Os ossos do crânio.
11.4.Os ossos do tronco.
11.5.Os membros superiores e inferiores.
11.6.Cuidados com os ossos e as articulações.
11.7.Problemas ósseos.

12. Os músculos.
12.1.Os tipos de músculos.
12.2.Os músculos esqueléticos.
12.3.Como funcionam os músculos.

13. Os Sentidos.
13.1.Órgãos dos sentidos.
13.2.A visão.
13.3.Problemas da visão.
13.4.A audição.
13.5.O equilíbrio do corpo.
13.6.O olfato.
13.7.O paladar.

14. O Sistema Nervoso.
14.1.A comunicação entre os neurônios.
14.2.A organização do sistema nervoso.
14.3.O encéfalo.
14.4.A medula espinhal.
14.5.O sistema nervoso periférico.
14.6.O sistema nervoso autônomo.
14.7.Os atos reflexos.

15. O sistema Endócrino.
15.1.As glândulas.
15.2.Hipófise.
15.3.Glândula tireóidea.
15.4.Glândula paratireóideas.
15.5.Suprarrenais.
15.6.Pâncreas.

16. Sexo e Reprodução.
16.1.Órgãos genitais masculinos.
16.2.Órgãos genitais femininos.
16.3.O ciclo menstrual.
16.4.A menopausa.
16.5.A gravidez.

17. Evitando a gravidez.

18. Doenças sexualmente transmissíveis.

19. As bases da hereditariedade.
19.1.Genes.
19.2.Cromossomos.
19.3.Problemas nos genes.
19.4.Clonagem.
19.5.Transgenia.

 

HISTÓRIA

Cultura e trabalho
- Africanos no Brasil: dominação e resistência
- A marcha da colonização portuguesa na América
- A sociedade mineradora

A luta pela cidadania
- Revolução Industrial
- Humanismo
- A formação dos Estados Unidos
- A Revolução Francesa
- A Era napoleônica

Emancipação, terra e liberdade...
- Independências: Haiti e América espanhola
- A emancipação política do Brasil
- O reinado de D. Pedro I: uma cidadania limitada
- Regências: a unidade ameaçada
- O reinado de D. Pedro II: modernização e imigração
- Abolição e República
- Estados Unidos no século XIX
- A Europa no século XIX

 

GEOGRAFIA

1 – A América: Norte, Central, Sul, Latina e Anglo-saxônica.
Localização e limites
Relevo, hidrografia
Clima e paisagens naturais
Desertos e sua formação

2 – Aspectos econômicos, sociais e políticos do:
México
América Central e Antilhas
Países Andinos
Guianas
Países Platinos
América Anglo-Saxônica
Canal do Panamá

3 – Mundo Polar.
Região Ártica
Região Antártica

 

FILOSOFIA

1- Ser Humano e suas relações
Relações entre: Eu X Eu, Eu X Outro, Eu X Deus, Eu X Mundo

2 – Tipos de conhecimentos
2.1 – Senso comum.
2.2 – Pela fé.
2.3 – Científico.
2.4 – Mítico.
2.5 – Filosófico.

3 – Construção do Conhecimento.

4- Filosofia
4.1 – Origem.
4.2 – A linguagem do amor à sabedoria.
4.3 – Atitudes filosóficas e conhecimento filosófico.
4.4 – O que o filosofar revela sobre o ser humano.

5- Dimensões do Ser Humano
5.1 - PENSAR

   5.1.1 – Que tipo de pensar é a filosofia?
   5.1.2 – O que o pensar revela sobre o ser humano?
   5.1.3 – Pensar pode ser uma forma de exercer a liberdade?
   5.1.4 – Papel do pensamento no conhecimento de si mesmo.
5.2 – SENTIR
   5.2.1 – Papel do sentimento no autoconhecimento.
   5.2.2 – O que o sentir revela sobre o ser humano?
   5.2.3 – Relação entre Sentir e Conhecer.
   5.2.4 – Que sentimentos levam o filosofar?
   5.2.5 – O que é a dúvida?
   5.2.6 – Solidariedade, amizade, ... X Amor Universal.
5.3 – COMUNICAR
   5.3.1 – O que a comunicação revela sobre o ser humano?
   5.3.2 - Como comunicamos o que sentimos?
   5.3.3 – Diálogo: forma profunda de reflexão filosófica.
   5.3.4 – Relação do conhecimento com a comunicação.
   5.3.5 – Expressão de si mesmo.
5.4 – AGIR/FAZER
   5.4.1 – Relação entre Agir e Fazer.
   5.4.2 - O que o agir e o fazer revelam sobre o ser humano?
   5.4.3 – Por temos desejos, necessidades e vontades?
   5.4.4 – O que é uma ação amorosa?
   5.4.5 – Poder e violência.
   5.4.6 – Poder e amor.
   5.4.7 – Ação de alguns, ações de muitos, ações coletiva.
   5.4.8 – O que é um ato livre?
   5.4.9 - Regras, normas e leis.
   5.4.10 – Fazer e a transcendência.
   5.4.11 – Relações entre o filosofar e o agir/fazer.

 

LÍNGUA INGLESA

PRÉ-UNIDADE: Enjoying Music
Modal verb "can"
Simple present tense
Future with "going to"
Question word + adverb: how mach

UNIDADE 1: Visiting Museums
Question word: whose
Possessive case
Possessive pronouns

UNIDADE 2: Talking About Famous People
Simple present tense-regular verbs: affirmative, interrogative and negative forms

UNIDADE 3: Leisure Time Activities
Simple past tense-irregular verbs: affirmative, interrogative and negative forms
Question tag

UNIDADE 4: Comparing Homes Where We Live
Comparison of adjectives: the simple degree and the comparative degree
Irregular forms: good-bad

UNIDADE 5: Talking About Places In The World
The superlative degree
Irregular form: good-bad
Simple past tense-verb to be: affirmative, interrogative and negative forms

UNIDADE 6: Reading Stories
Past progressive tense: affirmative, interrogative and negative forms
Conjunctions: when-while

UNIDADE 7: Talking About Healthy Habits
There was/there were: affirmative, interrogative and negative forms
Question tag
Some, any, no and derivatives

UNIDADE 8: Enjoying Cooking
Reflexive pronouns

 

LÍNGUA ESPANHOLA

Recorte temático - 8º AÑO

1- El vestuario.
2- Repaso de los numerales, días de la semana, meses, estaciones, horas y colores.
3- Pronombres posesivos.
4- Verbos regulares en presente de indicativo.
5- Expresar costumbres y acciones cotidianas.
6- Plural de sustantivos. – hablar sobre seres en número plural.
7- Adjetivos demostrativos.
8- Interrogativos 
9- Preguntar y decir fechas y la hora; expresar cantidades numéricas.
10- Eufonía de las conjunciones - Y/e – O/u
11- Signos de Pontuación.

 

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

1. Geometria:
Definição de figuras geométricas: planos, sólidos, polígonos, poliedros, sólidos de revolução, ponto e linha

2. Simetria e assimetria:
Classificação dos objetos segundo sua forma( S ou A)
Exemplos de simetria nos monumentos, na pintura e na escultura

3. Cor
Cores primárias, secundárias, terciárias, neutras, quentes, frias, análogas e complementares.
A importância e efeitos da cor no objeto artístico

4. Arte abstrata – Kandinski – Mondrian
Reflexão sobre o conceito de arte abstrata
Pontilhismo
Op-Art
Abstrato lírico e geométrico
Cubismo
Posicionamentos pessoais em relação a artistas, obras e meios de divulgação das artes.

5. A releitura e seus recursos:
Interpretar e interferir em obras de arte para produzir releituras
Disponibilidade para realizar produções artísticas, expressando e comunicando idéias, valorizando sentimentos e percepções.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Intenções técnico-táticas avançadas individuais dos esportes de invasão:
- criar um jogo um contra um 1x1 (drible).
- movimentar-se com trajetórias ofensivas (quando ataca sem posse da bola).
- utilizar fintas para sair da marcação.
- regular a distância sobre o atacante direto em função da meta.
- realizar marcação individual sobre o atacante sem a posse da bola, mas "de olho" no atacante que está com ela.

2. Elementos técnico-táticos individuais avançados dos esportes de invasão escolhidos.

3. Combinações táticas (CT):
- CT elementares ofensivas: 2x1 e 3x2
- CT básica dos esportes de invasão escolhidos

4. Tipos de esporte.

5. Princípios de ação.

6. Intenções táticas individuais.

7. Organização coletiva.

8. Elementos de desempenho esportivo (técnica, tática individual, combinações táticas, sistemas de jogos).

9. Relação entre categorias de esportes e demandas dos elementos de desempenho esportivo.

10. Subpapéis:
- atacante com posse de bola
- atacante sem posse de bola
- defensor responsável pelo atacante com posse de bola
- defensor responsável pelo atacante sem posse de bola

11. Sistemas de jogos básicos:
- defensivo por zona.
- ofensivo posicional (sistemas de ataque mais simples em que os jogadores atuam a partir de posições fixas).

12. Principais intenções táticas de cada subpapel.

13. Papéis vinculados ao esporte institucionalizado: técnico, árbitro, dirigente.

14. Avaliação e orientação de equipes durante um torneio.

15. Sinalética básica e preenchimento de súmulas das modalidades escolhidas.

16. Exercícios de alongamento, força, resistência muscular localizada e resistência aeróbica.

17. Freqüência cardíaca (máxima, mínima, repouso).

18. Freqüência respiratória.

19. Tipos de fadigas produzidas pelo exercício.

20. Sistema músculo-articular em relação às práticas corporais.

21. Sistemas cardiovascular e respiratório em relação às práticas corporais.

22. Sistema nervoso e regulação do movimento humano.

23. Efeitos da atividade física sobre o organismo:
- adaptações dos aparelhos e sistemas orgânicos da atividade física
- atividade física, recuperação, repouso, alimentação e hidratação
- equilíbrio energético e peso corporal

24. Postura corporal:
- desvios posturais e patologia da coluna.
- avaliação postural (orientação e prevenção).

25. Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

26. Índice de Massa Corporal (IMC).

27. Relação Cintura-Quadril (RCQ).

28. Relação entre saúde pessoal e saúde coletiva:
- saúde e meio físico
- saúde e desenvolvimento econômico
- saúde e trabalho
- saúde e características socioculturais
- saúde e acesso a serviços de saúde

29. Multiplicidade dos fatores que afetam a saúde e a relação com a atividade física regular.

30. Relação de causa/efeito: "atividade física leva à saúde?" ou "saúde leva à atividade física"?

31. Atividades físicas e saúde: benefícios, riscos, indicações e contraindicações.

32. Jogos:
- jogos sensoriais
- estafetas
- jogos de mesa
   · dama
   · moinho
   · ping-pong
   · tênis de mesa
- conhecer as regras básicas
- jogos recreativos

33. Esportes

HANDEBOL
- conhecimento e execução dos fundamentos básicos:
- pegadas e recebimentos
- deslocamento com bola
- iniciação a finta
- arremesso
   · por cima
   · lateral
   · em suspensão
- sistema defensivo
- sistema ofensivo
- conhecer as regras básicas
- reconhecer os gestos dos árbitros

VOLEIBOL
- conhecimento e execução dos fundamentos básicos:
   · toque
   · frente
   · lateral
   · de costas
   · em suspensão
   · manchete
   · lateral
   · frente
   · saque
   · por baixo
   · por cima (tipo tênis)
   · por cima flutuante
- cortada e bloqueio
- deslocamento
   · ataque
   · defesa
- sistema defensivo
   · 4X 2 simples
- sistema ofensivo
   · 4 X 2 simples
- conhecer as regras básicas
- reconhecer os gestos dos árbitros

FUTSAL
- conhecimento e execução dos fundamentos básicos:
- domínios e condução de bola
- passes e chutes
- sistema defensivo e ofensivo
- conhecer as regras básicas do futsal
- conhecer os gestos dos árbitros

BASQUETEBOL
- conhecimento e execução dos fundamentos básicos:
- domínio e condução da bola
- fintas e giros
- sistema de defesa
   · por zona
   · individual
- sistema de ataque
- conhecer as regras básicas
- conhecer os gestos dos árbitros

ATLETISMO
- corridas
   · saídas, percurso e chegada
- corridas de velocidade
   · 110 m
   · 200 m
   · revezamento 4 X 100
- corridas de resistência
   · 800 m
   · 1000 m
- saltos em altura
   · tesoura
   · rolo ventral
   · flopy
- salto em distância
   · grupado
   · triplo
- arremesso de peso (2 kg)
   · parado
   · com giro
- lançamento de dardo
   · parado
   · passada cruzada
- regras básicas

 

ADMINISTRANDO A VIDA

- Projeto;
- Seminário do Idoso;
- Estatuto do Idoso;
- De onde vem o mundo;
- Para que viemos;
- Exemplos de vida;
- A religião e a ciência;
- A identidade adolescente;
- Os sentimentos dos adolescentes: amor, angústias, respeito...
* Eu, tu, nós, mundo, Deus, Minha família e outras famílias;
* Minha família, maior comunidade;
* Em defesa da vida;
* O mundo que Deus quer;
* Como viver no mundo;
* Percebe-se integrante de uma família, independente de sua constituição, valorizando-a sendo um agente transformador que proporcione a preservação da vida familiar e da comunidade.

 

** Alguns itens poderão sofrer alterações, conforme interesse e necessidade de cada turma.

Fale conosco

  • (55) 3522-2081
  • (55) 3522-2082
  • (55) 9938-5405
  • cipiranga@gmail.com
Rua Salgado Filho, 12 - Centro
CEP 98600-000 - Três Passos - RS
jeux gratuit