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Conteúdo 9º Ano

LINGUA PORTUGUESA

→ Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos:

• Poema (interação entre linguagem verbal e não verbal: poema concreto e poema visual, pontuação, expressividade e efeitos de sentido);
• Contos (linguagem breve em tempos de comunicação rápida);
• Conto (encadeamento da narrativa, indícios do desfecho, participação do narrador);
• Romance (compreensão, linguagem, interpretação, construção);
• Entrevista jornalística (informação e argumentação);
• Editorial (estrutura do texto argumentativo);
• Artigo de opinião (intencionalidade e escolhas de linguagem)
• Manifesto (aproximação com o destinatário);

→ Análise e reflexão sobre o funcionamento da língua portuguesa, dando ênfase para os seguintes aspectos gramaticais, fonológicos, sintáticos, morfológicos e semânticos:

• Figuras de linguagem (comparação e metáfora, prosopopeia e personificação, sinestesia, paradoxo, ambiguidade, metonímia, ironia, polissíndeto, antítese);
• Período composto por coordenação e subordinação;
• Classificação das orações coordenadas;
• Período composto: o processo de subordinação;
• Formas de estabelecer coesão;
• Orações subordinadas substantivas;
• Orações desenvolvidas e reduzidas;
• Orações subordinadas adverbiais;
• Orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas;
• Uso dos parênteses;
• Coesão textual e uso de pronomes;
• Coerência;
• Concordância verbal;
• Concordância nominal;
• Partícula se: voz passiva sintética e índice de indeterminação do sujeito;
• Verbos impessoais;
• Silepse;
• Estrangeirismos e neologismos;
• Formação de palavras (regras básicas);
• Sinônimos e antônimos, homônimos e parônimos, palavras polissêmicas;
• Ortografia;
• Regência verbal;
• Colocação pronominal;
• Regência nominal e crase.

 

MATEMÁTICA

1. POTÊNCIAS
1.1 Definição e aplicações
1.2 Expressões
1.3 Propriedades

2. RADICAIS.
2.1 Definição de raiz
2.2 Radiciação de números reais
2.3 Propriedades
2.4 Radicais de mesmo índice
2.5 Expoentes fracionários
2.6 Simplificação de radicais
2.7 Eliminação de fator de um radical
2.8 Introdução de fator num radical
2.9 Adição e subtração de radicais
2.10 Multiplicação de radicais
2.11 Divisão de radicais
2.12 Potenciação de radicais
2.13 Radiciação de radicais
2.14 Racionalização de denominadores

3. EQUAÇÕES DO 2º GRAU.
3.1 Definição e aplicações
3.2 Raízes ou soluções de uma equação do 2º grau
3.3 Equações completas e equações incompletas
3.4 Resolução de equações incompletas
3.5 Resolução de equações completas pelo método da fatoração
3.6 Dedução da fórmula de BHASKARA
3.7 Resolução de equações do 2º grau com uso da fórmula
3.8 Relação entre coeficientes e raízes

4. EQUAÇÕES IRRACIONAIS.
4.1 Definição
4.2 Resolução

5. SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU.
5.1 Definição
5.2 Resolução

6. Problemas envolvendo equaçõesdo 2º grau.

7. Sistemas de coordenadas cartesianas.
7.1 Abscissas na reta
7.2 Ordenada na reta
7.3 Par de coordenadas

8. RELAÇÃO E FUNÇÕES.
8.1 Relação
8.2 Função

9. FUNÇÃO DO 1º GRAU.
9.1 Função do 1º grau
9.2 Construção e análise do gráfico

10. FUNÇÃO QUADRÁTICA.
10.1 Definição
10.2 Gráfico
10.3 A parábola e suas intersecções com os eixos
10.4 Vértice da parábola

11. SEGMENTOS PROPORCIONAIS
11.1 Feixe de paralelas
11.2 Aplicações do Teorema de Tales

12. SEMELHANÇA
12.1 Figuras semelhantes
12.2 Triângulos semelhantes.
12.3 Casos de semelhança de triângulos.

13. RELAÇÃO MÉTRICA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.
13.1 Projeção ortogonal de um plano
13.2 Projeção ortogonal de um segmento
13.3 Relação métrica no triângulo
13.4 Aplicação do teorema de Pitágoras

14. RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS
14.1 Ideia de seno, cosseno e tangente.

15. CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO.
15.1 Comprimento de uma circunferência
15.2 Comprimento de um arco de uma circunferência
15.3 Medida do contorno de um setor circular.

 

HISTÓRIA

Dominação e resistência
- Industrialização e Imperialismo
- A Primeira Guerra Mundial
- A Revolução Russa
- Primeira República: Dominação
- Primeira República: Resistência

Política e propaganda de massas
- A Grande Depressão
- A segunda Guerra Mundial
- A Era Vargas

Armas e violências
- A Guerra Fria
- Independências: áfrica e Ásia
- O socialismo real: China, Vietnã e Chile
- Brasil de 1945 a 1964; uma experiência democrática
- Regime Militar: de Castelo Branco à Médici
- A distensão do Regime militar: de Geisel a Sarney

Ética, cidadania e meio ambiente
- O fim da Rússia e a democratização do Leste europeu
- A Nova Ordem Mundial
- O Brasil na nova ordem mundial

GEOGRAFIA

1. Como estudar o mundo?

2. Aspectos positivos e negativos da globalização.

3. Continente europeu.
3.1. Divisão entre Europa e Ásia.
3.2. Localização e limites.
3.3. Aspectos naturais: clima, relevo, vegetação, hidrografia, vulcões.
3.4. Micronações e sua organização política social.
3.5. Regiões européias: economia, aspectos sociais e políticos.
3.6. Organismos europeus - seus objetivos e importâncias.
3.7. Questão irlandesa e questão basca.
3.8. Países egressos do socialismo, situação atual.

4. Continente africano.
4.1. Colonização e descolonização.
4.2. África branca e subsaariana.
4.3. Canal de Suez e suas características.
4.4. Importância do rio Nilo.
4.5. Características do Saara e Sahel.
4.6. Apartheid.
4.7. Países que falam português.
4.8. Quadro humano.

5. Continente Asiático.
5.1. Limites e divisão política.
5.2. Aspectos naturais: clima, relevo, vegetação, hidrografia.
5.3. Religiões asiáticas.
5.4. Oriente Médio - barril de pólvora.
5.5. Índia, país de contrastes.
5.6. Tigres asiáticos.
5.7. O povo japonês.
5.8. Outras regiões geopolíticas.
5.9. Povos sem pátria.
5.10Uma nova China.
5.11 O mundo Malaio.
5.12. APEC - OPEP - ASEAN.

6. Oceania
6.1. Austrália: características.
6.2. Nova Zelândia: Características.
6.3. Micronésia.
6.4. Melanésia.
6.5. Macronésia.

 

FILOSOFIA

1 - Racionalidade Humana

2 - Mito – conceitos e características

3 - Filosofia
3.1- Condições histórica para o surgimento
3.2- Características
3.3 – Ato do filosofar
3.4 – Campos próprios em que se desenvolve a reflexão filosófica

4 - Conhecimentos
4.1 – Processo de construção
4.2 – Tipos
4.3 – Principais teorias
4.4 - Grandeza

5 - Ceticismo, Dogmatismo e Alienação

6 - Ideologia - Conceitos e características

7- Períodos da filosofia grega
7.1 – Pré-socrático
7.2 – Socrático
7.3 – Sistemático
7.4 – Helenístico

8- Filosofia Medieval

9- Filosofia Moderna
9.1 – Racionalismo
9.2 – Empirismo

10 – Verdade
10.1 – Dificuldades na busca
10.2 – Concepções da verdade
10.3 – Teorias sobre a verdade
10.4 – Exigências fundamentais

11 – Linguagem
11.1 – O que é?
11.2 – Importância
11.3 – Força da linguagem
11.4 – Origem

12 – Lógica
12.1 – Tipos de raciocínio: indutivo, dedutivo e analógico

13 – Sofismas

14 – Textos complementares.

 

LÍNGUA INGLESA

PRÉ-UNIDADE: Listening To Music
Simple past tense-verb to be born: affirmative, interrogative and negative forms
Simple past tense-regular and irregular: affirmative, interrogative and negative forms
There was/were: affirmative, interrogative and negative forms
Past continuous tense: affirmative, interrogative and negative forms

UNIDADE 1: Eating Out
Would like: affirmative, interrogative and negative forms
Some, any and derivatives-special cases

UNIDADE 2: Talking About Relationships
Present perfect tense: affirmative, interrogative and negative forms
Question tag
Since and for
Question word + adjective: how long

UNIDADE 3: Conscious Consuming
Present perfect tense used with ever, already, yet and never
Present perfect tense X simple past tense

UNIDADE 4: Helping Students To Find Their Direction
Relative pronouns: who, which, that
Relative adverb: where

UNIDADE 5: Some Environmental Concerns
Future with will: affirmative, interrogative and negative forms
Question tag

UNIDADE 6: Talking About World Social Problems
If clauses: real and unreal situations

UNIDADE 7: Talking About Children´s Right And Responsibilities
Modal verbs-can, may, must, should: affirmative, interrogative and negative forms

UNIDADE 8: Talking About Adolescence
Used to: affirmative, interrogative and negative forms
Conjunctions: and, but, or

 

LÍNGUA ESPANHOLA

Recorte temático - 9º AÑO

1- Verbo gustar y preferir.
2- Preguntar por gustos y expresarlos.
3- Expresar gustos referidos a distintas personas.
4- Pronombres demostrativos.
5- Señalar e identificar seres en el espacio.
6- Pronombres posesivos.
7- Expresar posesión.
8- Verbos irregulares en presente de indicativo.
9- Muy y mucho. – intensificar cualidades y acciones; intensificar circunstancias.
10- Haber y tener.
11- Eufonía – Y/E – O/U

 

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

1. Tipos de Letras e iluminuras:
A presença das letras no nosso dia a dia
A escrita através dos tempos – estilos e épocas
Diferentes tipos de letras e a sua utilização
Traçado da letra bastão, letra com volume e criação de tipos novos de letras

2. Ilustração de textos:
A importância da ilustração de textos e sua utilização didática, humorística, documental e publicitária
Importância da harmonia entre texto e ilustração

3. Cartaz:
Elementos de um cartaz
O cartaz e a divulgação publicitária
Confecção de cartazes aproveitando eventos acontecidos na escola ou na comunidade

4. Logotipo:
A importância da cor na elaboração de logotipos
Criação de logotipos

5. Design e publicidade:
Diferentes empregos da palavra design
Design industrial-roupas e estilos
Design gráfico – presença do design em rótulos, logotipos e sinalização de ruas
Integração entre publicidade e divulgação

6. Perspectiva:
Reproduzir trabalhos com perspectiva
Identificar as linhas do horizonte (L.H.) e o pnto de fuga (P.F) em diferentes obras de arte
A importância da perspectiva no desenho

7. Luz e sombra:
Importância do efeito da luz e da sombra no desenho
Diferentes técnicas para elaboração de trabalhos com luz e sombra
Conceito de sombra própria e sombra projetada

8. Pintores e estilos artísticos:
Lautrec, Braque, Picasso
Arte egípcia, arte medieval, Cubismo, Pop Art.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Intenções técnico-táticas avançadas individuais dos esportes de invasão:
- criar um jogo um contra um 1x1 (drible).
- movimentar-se com trajetórias ofensivas (quando ataca sem posse da bola).
- utilizar fintas para sair da marcação.
- regular a distância sobre o atacante direto em função da meta.
- realizar marcação individual sobre o atacante sem a posse da bola, mas "de olho" no atacante que está com ela.

2. Elementos técnico-táticos individuais avançados dos esportes de invasão escolhidos.

3. Combinações táticas (CT):
- CT elementares ofensivas: 2x1 e 3x2
- CT básica dos esportes de invasão escolhidos

4. Tipos de esporte.

5. Princípios de ação.

6. Intenções táticas individuais.

7. Organização coletiva.

8. Elementos de desempenho esportivo (técnica, tática individual, combinações táticas, sistemas de jogos).

9. Relação entre categorias de esportes e demandas dos elementos de desempenho esportivo.

10. Subpapéis:
- atacante com posse de bola
- atacante sem posse de bola
- defensor responsável pelo atacante com posse de bola
- defensor responsável pelo atacante sem posse de bola

11. Sistemas de jogos básicos:
- defensivo por zona
- ofensivo posicional (sistemas de ataque mais simples em que os jogadores atuam a partir de posições fixas)

12. Principais intenções táticas de cada subpapel.

13. Papéis vinculados ao esporte institucionalizado: técnico, árbitro, dirigente.

14. Avaliação e orientação de equipes durante um torneio.

15. Sinalética básica e preenchimento de súmulas das modalidades escolhidas.

16. Exercícios de alongamento, força, resistência muscular localizada e resistência aeróbica.

17. Freqüência cardíaca (máxima, mínima, repouso).

18. Freqüência respiratória.

19. Tipos de fadigas produzidas pelo exercício.

20. Sistema músculo-articular em relação às práticas corporais.

21. Sistemas cardiovascular e respiratório em relação às práticas corporais.

22. Sistema nervoso e regulação do movimento humano.

23. Efeitos da atividade física sobre o organismo:
- adaptações dos aparelhos e sistemas orgânicos da atividade física
- atividade física, recuperação, repouso, alimentação e hidratação
- equilíbrio energético e peso corporal

24. Postura corporal:
- desvios posturais e patologia da coluna;
- avaliação postural (orientação e prevenção)

25. Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

26. Índice de Massa Corporal (IMC).

27. Relação Cintura-Quadril (RCQ).

28. Relação entre saúde pessoal e saúde coletiva:
- saúde e meio físico
- saúde e desenvolvimento econômico
- saúde e trabalho
- saúde e características socioculturais
- saúde e acesso a serviços de saúde

29. Multiplicidade dos fatores que afetam a saúde e a relação com a atividade física regular.

30. Relação de causa/efeito: "atividade física leva à saúde?" ou "saúde leva à atividade física"?

31. Atividades físicas e saúde: benefícios, riscos, indicações e contraindicações.

32. Jogo:
- jogos sensoriais
- estafetas
- jogos recreativos
- jogos de mesa
   · dama
   · moinho
   · ping-pong
   · tênis de mesa
   · xadrez
- conhecer as regras básicas

33. Esporte

HANDEBOL
- conhecimento e execução dos fundamentos básicos:
- pegadas e recebimentos
- deslocamento com bola
- fintas
- arremesso
  · por cima
  · lateral
- em suspensão
- sistema defensivo
- sistema ofensivo
- corta luz
- conhecer as regras básicas
- reconhecer os gestos dos árbitros

VOLEIBOL
- conhecimento e execução dos fundamentos básicos:
· toque
     - simples
     - de costas
     - em suspensão
     - lateral
     - levantamento
· manchete
     - simples
     - recepção
· saque
     - por cima
     - por baixo
    - viagem
- cortada
- bloqueio simples e duplo
- deslocamento de ataque e defesa
- sistema defensivo
   · 4 X 2 simples
   · 4 x 2 ponta
- sistema ofensivo
   · 4 X 2 simples
· 4 X 2 ponta
- rolamento e mergulho
- conhecer as regras básicas
- reconhecer os gestos dos árbitros

FUTSAL
- conhecimento e execução dos fundamentos básicos:
- domínio e condução de bola
- passes e chutes
- fintas e dribles
- sistema defensivo e ofensivo
- conhecer as regras básicas do futsal
- reconhecer os gestos dos árbitros

BASQUETEBOL
- conhecimento e execução dos fundamentos básicos:
- domínio e condução de bola
- fintas e giros
- arremessos
   · parado
   · jump
   · bandeija
   · gancho
- sistema defensivo
   · por zona
   · individual
- sistema de ataque
- conhecer as regras básicas
- conhecer os gestos dos árbitros

ATLETISMO
- corridas
· saída, percurso e chegada
- corridas de velocidade
   · 100 m
   · 200 m
   · 400 m
   · revezamento 4 X 100 m e 4 X 400 m
- corridas de resistência
   · 800 m
   · 1000 m
   · 1500 m
- saltos em altura
   · tesoura
   · rolo ventral
   · flopy
- salto em distancia
   · grupado
   · triplo
- arremesso de peso (2 kg)
   · parado
   · com giro
- lançamento de dardo
   · parado
   · com passada cruzada
- regras básicas

 

FÍSICA

1. MEDIDAS
Grandezas e unidades de medida
Unidades de medida
Unidades derivadas
Grandezas escalares e vetoriais

2. MOVIMENTOS
2.1. COMO OS CORPOS SE MOVEM
2.1.1. Repouso e movimento
2.1.2. Tipos de movimento
2.1.3. Velocidade
2.1.4. Aceleração

2.2. ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
2.2.1. Queda dos corpos
2.2.2. Velocidade e distância

3. FORÇA E TRABALHO
3.1. A força e suas aplicações
3.2. Representação de forças
3.3. Força peso
3.4. As leis de Newton – primeira lei = Inércia
Segunda lei = sistema de forças
Terceira lei = Ação e Reação
A importância do atrito = útil ou prejudicial ?
3.5. Energia, trabalho e máquinas
3.5.1. Conceito de energia
3.5.2. Transformação de energia
3.5.3. Trabalho e potência
3.5.4. As máquinas simples

4. FONTES DE ENERGIA, CALOR E TEMPERATURA
4.1. Fontes de energia
   4.1.1. Energia solar
   4.1.2. Biomassa
   4.1.3. Energia hidráulica
   4.1.4. Energia eólica
   4.1.5. Combustíveis fósseis
   4.1.6. Energia nuclear
4.2. Utilização racional da energia
4.3. Energia térmica
   4.3.1. Medida de temperatura
   4.3.2. Escalas termométricas
   4.3.3. Medida de calor
   4.3.4. Calor específico
   4.3.5. Propagação do calor
4.4. Efeitos da energia térmica
   4.4.1. Dilatação dos sólidos
   4.4.2. Dilatação dos líquidos
   4.4.3. Dilatação dos gases

5. AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
5.1. Poluição ambiental
   5.1.1. Poluição química
   5.1.2. Poluição térmica
   5.1.3. Poluição sonora
   5.1.4. Poluição radioativa
5.2. Combate à poluição
5.3. Conservação dos recursos naturais
   5.3.1. Desenvolvimento tecnológico
5.4. Integração da conservação e do desenvolvimento

6. ONDAS SONORAS E LUMINOSAS
6.1. Ondas periódicas
6.2. O som [propagação; reflexão; fontes; qualidades]
6.3. A luz [propagação; trajetória; as cores]
6.4. Sistemas ópticos [ espelhos; lentes; prismas]

7. ELETRICIDADE E MAGNETISMO
7.1. Energia elétrica [ eletrização dos corpos; grandezas; circuitos]
7.2. Transformações da energia elétrica [ elétrica em luminosa; em térmica; em cinética; geradores]
7.3. Energia magnética [ ímãs; magnetismo terrestre; eletromagnetismo]

 

QÚIMICA

1. PROPRIEDADES DA MATÉRIA
1.1 Propriedades dos materiais que nos rodeiam
1.2 Como a matéria se apresenta na natureza
1.3 Os estados físicos da matéria
1.4 Identificação de substâncias/Propriedades da matéria
1.5 Misturas de substâncias ou substâncias puras
1.6 Como separar as misturas

2. A MATÉRIA SOFRE TRANSFORMAÇÕES
2.1 Transformação física e química
2.2 Leis de combinação química
2.3 Controle de reações químicas

3. INICIAÇÃO À ESTRUTURA DA MATÉRIA
3.1 De que é feita a matéria
3.2 A natureza elétrica da matéria
3.3 Modelos atômicos: lidando com o invisível
3.4 Notação e nomenclatura dos elementos químicos
3.5 As partículas que formam o átomo
3.6 Modelo atômico útil
3.7 Número atômico (Z)
3.8 Numero de massa (A)
3.9 Representação do elemento químico
3.10 Isótopos, isóbaros e isótonos
3.11 Íons
3.12 Tabela Periódica
3.13 Ligações químicas

4. COMPOSTOS INORGÂNICOS
4.1 Caracterização de ácidos e bases em solução aquosa
4.2 Sais/Neutralização
4.3 Óxidos

 

ADMINISTRANDO A VIDA

- Projeto;
- A diversidade cultural;
- Nossas raízes indígenas;
- A força negra;
- Um livro para muitas tradições;
- O que significa ser católico;
- Os seguidores da reforma;
- Pequeno passeio pelas religiões;
- As tradições da China;
- Os caminhos Hindus;
- Buda;
- A fé do Islã;
- A proposta Espírita;
- Os direitos humanos;
- O adolescente e os perigos da sociedade;
- Trânsito;
- Drogas lícitas e ilícitas;
- Gravidez na adolescência.

 

** Alguns itens poderão sofrer alterações, conforme interesse e necessidade de cada turma.

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