cartoon network porn
free sex sites
porn videos
lesbian sex videos
sex videos
gay porn tube

Conteúdo 5º Ano

Língua Portuguesa

→ Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos:

• Poemas (declamação, versos, estrofes, rimas, sentido figurado);
• Crônica (elementos da narrativa);
• História em quadrinhos (elementos, leitura e compreensão);
• Texto de informação científica (estrutura, termos, descrições e ilustrações);
• Notícia (linguagem, construção e elementos da notícia);
• Reportagem (dados de pesquisa, relato, depoimento, infográficos, recursos visuais);
• Propaganda (apelo, argumento, estratégias de convencimento, slogan);
• História de ficção científica (uso da linguagem formal, enredo);
• Peça teatral (compreensão, linguagem e construção do texto).

→ Práticas de linguagem oral:

• Linguagem culta e coloquial (observância do tipo de linguagem usada em cada situação de comunicação);
• Entonação, pontuação e expressividade.

→ Práticas de linguagem escrita:

• Estrutura do texto escrito (começo, meio e fim);
• Discurso direto (uso dos sinais de pontuação);
• Descrição de personagens na narrativa;
• Narrador-observador e narrador-personagem.

→ Análise e reflexão sobre a língua portuguesa, dando ênfase para os seguintes aspectos:

• Letra e fonema;
• Vogais nasais;
• Encontro consonantal e dígrafo;
• Encontro vocálico (hiato, ditongo e tritongo);
• Letra M antes de P e B;
• Sinais de pontuação (aspas, parênteses);
• Tipos de frases (declarativa, exclamativa, interrogativa direta e indireta, imperativa);
• Tonicidade das palavras (sílaba tônica, oxítona, paroxítona e proparoxítona);
• Neologismo;
• Acentuação;
• Palavras terminadas em am e ão;
• Palavras com eza ou esa;
• Vocativo;
• Palavras terminadas em ice ou isse;
• Uso do dicionário;
• Substantivo, artigo, adjetivo e locução adjetiva: usos e concordância;
• Flexões de grau do substantivo e adjetivo;
• Numerais (usos);
• Verbo (flexões de tempo, pessoa, modo e número);
• Advérbios e locuções adverbiais de tempo e lugar;
• Pronomes pessoais e de tratamento;
• Palavras ou expressões de ligação.

Matemática

  • Sistemas de numeração;

→ Escrever, ler, compreender a numeração ao nosso redor;

  • Operações com números naturais;

→ Particularidades da adição e da subtração;

• Propriedades;
• Do fechamento;
• Comutativa;
• Associativa;

  • Pesquisando nosso dinheiro;

→ Problemas do dia-a-dia;
→ Preenchimento de cheques;
→ Trabalhar com dinheiros (de brincadeirinha);

  • Particularidades da multiplicação e da divisão;

→ Propriedades:

• Do fechamento;
• Comutativa;
• Elemento neutro;
• Associativa;

→ Numeração Romana;

• Escrita e leitura.


História e Geografia

  • Orientação e Localização;

→ Planta da sala de aula e da quadra;
→ Nossos vizinhos e limites;

  • Nosso município no Estado;

→ Município na região e no estado;
→ Minha cidade em relação às demais cidades;
→ Sítio urbano e infra-estrutura das cidades;
→ Pólos regionais e suas relações;

  • Linha de tempo;

→ Minha linha de tempo, do avô e do município;
→ Contagem dos séculos;
→ Linha de tempo do estado;
→ Visita a marcos históricos e seus significados;

  • Nosso estado

→ Micro e macro regiões;
→ Localizações, limites;
→ Pontos extremos;
→ Ocupação e características;
→ A vida dos povos indígenas ontem e hoje;
→ As estâncias e a pecuária gaúcha;

  • Bacias hidrográficas;

→ Acidentes aquáticos;
→ Bacia do rio Uruguai e seus afluentes;
→ Importância dos rios;
→ Vantagens e desvantagens das barragens;
→ Entrevista com pescador e consumidores de peixes;
→ Bacia do rio Jacuí;
→ Portos e hidroelétricas;
→ Lagoas, localização e importância.

  • Os Sete Povos;

→ Tratado de Madri e Santo Ildefonso;
→ Sepé Tiaraju;
→ História dos Sete Povos;

  • Tempo e clima;

→ Observar o tempo;
→ Apresentar a previsão do tempo;
→ Construir gráficos;

  • Recursos naturais;

→ Visita a uma pedreira;
→ Tipos de recursos naturais do estado;
→ Exploração e utilidade;
→ Termoelétricas;

  • Recursos vegetais

→ Visita a uma ervateira;
→ Tipos de vegetação, exploração e utilidade;
→ Parques e reservas;
→ Ecologia;
→ Produção agrícola;

  • Principais produtos;

→ Época, plantio e colheita;
→ Instrumentos agrícolas e insumos;
→ Comercialização e industrialização;
→ Comércio em geral;
→ Indústrias gaúchas;
→ Transporte e comunicação;

  • Revolução Farroupilha;

→ Principais causas, fatos e consequências;
→ Contos gauchescos e lendas;
→ Símbolos riograndenses;

  • Imigração no Rio Grande do Sul;

→ Principais imigrantes;
→ Nossa descendência;
→ Turismo e festas populares;

  • Evolução administrativa do estado;
  • Rio Grande do Sul atual.


Ciências da Natureza

  • Água

→ Estados Físicos;
→ O ciclo da água;
→ Qualidade da água;
→ Estações de tratamento;
→ Cuidados;
→ Tratamento e esgoto das casas;
→ Contaminação e poluição da água;
→ Doenças transmitidas pela água;
→ Água, mosquitos e doenças;
→ Poluição da água;

  • As transformações da energia;

→ Energia no nosso dia-a-dia;
→ Energia em todos os lugares;

  • A energia elétrica pode acabar?

→ Fontes alternativas de energia;
→ Como poupar energia;

  • Energia da vida;

→ As transformações de energia nas plantas;
→ A respiração e a produção de energia;

  • Transformação dos materiais;

→ Conhecendo os materiais;
→ Misturas;
→ Separação das misturas;
→ Transformação;
→ Transformando para preservar;

  • Ensinando a criança a amar a natureza;

→ Confecção de comedouro, bebedouro para pássaros;

  • Transformações para uma nova vida;

→ Sistema reprodutor masculino e feminino;
→ Fecundação;
→ A chegada de outro ser;
→ Estou pronto!

  • As transformações do planeta Terra

→ Terra planeta dinâmico;
→ Movimento interior da Terra;
→ Os vulcões;
→ Os terremotos
→ O interior do Planeta Terra;

  • Fenômenos na superfície que modificam a paisagem;

→ Intemperismo;
→ Erosão;
→ Fenômenos atmosféricos;

  • A ação do homem transformando a paisagem;

→ Poluição do ar;
→ Desmatamento;
→ Esgotamento dos habitats.


Informática

  • O que é um computador?
  • Partes do computador;
  • Conceitos (linguagem) – Hardware, Software, Link, Chat...
  • Desenvolver habilidades – Mouse e teclado;
  • Trocar papel de parede;
  • Criar pastas;
  • Organização de arquivos nos MEUS DOCUMENTOS;
  • Blogs;
  • Bloco de notas;
  • Power Point;
  • Microsoft Word
  • Microsoft Excel;
  • Internet - pesquisa;
  • E-mail: criar e mandar;
  • Jogos;
  • Linux.


Educação Física

  • Iniciação desportiva das modalidades de futsal, basquete, handebol, voleibol;
  • Pesquisa na área desportiva;
  • Atletismo: corridas de revezamento, salto em altura e salto em distância;
  • Atividades envolvendo diversos materiais;
  • Criação de atividades em grupo;
  • Campeonato de xadrez;
  • Jogos de mesa.


Administrando a Vida

  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Direitos e Deveres;
  • Os perigos da internet;
  • Valores, atitudes e respeito;
  • Diferenças (racial, social, econômica, sexual, religiosa);
  • Empatia.
  • Datas Comemorativas
  • Família
  • Dinâmicas
  • Conflitos (colegas, amigos, família)

 
Música

  • Estudo da flauta doce – dó grave ao mi agudo e introdução de células rítmicas mais complexas envolvendo a semicolcheia;
  • Formação de grupo instrumental com acompanhamento de instrumentos musicais diversos. Músicas populares e folclóricas mais complexas, envolvendo gêneros diversos;
  • Orquestra de corda e orquestra sinfônica – aprofundamento no conhecimento dos instrumentos musicais que compõem ambas as orquestras, definindo também compositores barrocos, clássicos e eruditos em geral. Releitura de obras musicais por artistas populares brasileiros;
  • Conhecimento e reconhecimento dos mais famosos eruditos do mundo e do Brasil, envolvendo instrumentais e cantores;
  • História da flauta doce – música renascentista;
  • Breve histórico dos principais músicos e movimentos da MPB. Releitura crítica das diversas manifestações musicais, desde a mídia até o erudito, envolvendo ao mais variados gêneros.


Educação Artística

  • História da arte;

→ Arte rupestre;
→ Surrealismo;
     * Tarsila do Amaral;
     * Juan Miró;

  • Abstrato;

→ Wassily Kandinsky;
→ Beatriz Milhazes;
→ Piet Mondrian;

  • Cubismo/Expressionismo;

→ Candido Portinari;

  • Estudo da linha, ponto, plano, textura, cor, sombra, luz, volume e movimento nas obras de arte;
  • Simetria e assimetria;

          → Classificação dos objetos segundo sua forma;
  • Estudo das cores;
          → Cores primárias, secundárias, terciárias, neutras, quentes, frias, monocormáticas, policromia, tons pastel;
          → A importância e efeitos da cor no objeto artístico;
  • Experiências;
          → Tintas, recortes, colagens, papéis, lápis de cor e materiais alternativos;
  • Apreciação de produções artítsticas contemporâneas;
          → Shows musicais;
          → Teatro;
          → Dança;
  • Origami, nível fácil;
  • Cinema mudo;
     

Fale conosco

  • (55) 3522-2081
  • (55) 3522-2082
  • (55) 9938-5405
  • cipiranga@gmail.com
Rua Salgado Filho, 12 - Centro
CEP 98600-000 - Três Passos - RS
jeux gratuit