naked women
adult cartoons
sex movie
free hot sex movies
hdporn
porn videos

Conteúdos 3ª Série - Ensino Médio

3ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

      Artes

   → Linguagem musical: elementos básicos do som (altura, intensidade, duração, timbre) e da música (textura, harmonia, melodia, ritmo); instrumentos musicais; forma; expressão; história e apreciação musical - música(s) do mundo.

   → Artes cênicas: Conhecimento dos aspectos da história do teatro, introduzindo elementos da linguagem e dos códigos cênicos (do teatro no Brasil e no mundo no período das guerras à contemporaneidade) e abordando a diversidade de espaços cênicos, artistas e produções; compreensão e experimento da criação de partituras de ações físicas, considerando a dramaturgia do ator como elemento fundamental; a criação de dramaturgia textual; partitura e subpartitura; composição de cenas a partir da associação das partituras de ação com roteiros, textos e elementos da linguagem teatral (luz, som, projeções, objetos cênicos, figurinos e cenários); desenvolvimento de interesse e hábitos para assistir a teatro.

   → Artes visuais: arte e sociedade; história e teoria da arte e da cultura brasileiras; leitura estética.

     
        Biologia

   → Taxonomia e sistemática: noções fundamentais.

   → Vírus: características; principais doenças.

   → Reinos Monera, Protista, Fungi: características, importância, principais doenças.

   → Plantae: características, importância, morfologia, hábitat.

   → Animalia: características, importância, morfologia, hábitat.

 

        Educação Física

   → Perspectiva das manifestações culturais da Educação Física e marcadores culturais, como raça, gênero, sexo, etnia, classe socioeconômica, idade e regionalidade.

   → Participação e organização da comunidade nas políticas públicas de esporte e lazer.

   → Educação Física e Mídia.

 

        Filosofia

   → O conhecimento. A crença e o conhecimento; conhecimento formal e material; o conhecimento científico; as ciências e seus procedimentos.

   → A sociedade. Instituições, Poder e Estado; o individual e o social; o contrato social; a representação política.

 

        Física

   → Carga Elétrica. Quantização da Carga Elétrica. Partículas Elementares. Interações Fundamentais. Atração e Repulsão entre Partículas Carregadas. Corpo Carregado. Condutores. Isolantes. Processos de Eletrização. Lei de Coulomb. Campo Elétrico. Linhas de Campo. Diferença de Potencial. Superfícies Equipotenciais. Capacitores. Capacitância. Energia Associada ao Campo Elétrico. Corrente Elétrica. Corrente Real. Corrente Convencional.

   → Corrente Contínua. Corrente Alternada. Resistor. Resistência. Resistividade. Lei de Ohm. Efeito Joule. Potência. Força Eletromotriz. Força Contraeletromotriz. Lei das Malhas. Lei dos Nós. Voltímetro. Amperímetro.

   Ímãs. Polos Magnéticos. Atração e Repulsão entre Polos Magnéticos. Campo Magnético. Linhas de Campo Magnético. Fluxo de Campo Magnético. Lei de Gauss para o Magnetismo. Campo Magnético Terrestre. Lei de Ampère. Força sobre Partícula Carregada em Movimento numa Região com Campo Magnético. Aceleradores de Partículas. Força sobre Fio Condutor Percorrido por Corrente numa Região com Campo Magnético. Motor Elétrico. Lei da Indução de Faraday. Lei de Lenz. Galvanômetro. Gerador. Dínamo. Alternador. Transformador. Diamagnetismo. Ferromagnetismo. Paramagnetismo. Ondas Eletromagnéticas. Postulado de Einstein da Velocidade da Luz. Espectro Eletromagnético. Luz. Experimento de Young. Difração. Polarização. Efeito Fotoelétrico. Dualidade Onda-Partícula. Frente de Onda. Raio de Luz. Reflexão. Refração. Dispersão. Leis da Reflexão. Espelhos Planos. Espelhos Esféricos. Leis da Refração. Lentes. Reflexão Total. Olho Humano. Máquina Fotográfica. Lupa. Microscópio. Efeito Doppler para a Radiação Eletromagnética. A Expansão do Universo.

 

          Geografia

   →
Organização do espaço brasileiro.

   → Dinâmicas da natureza: relevo, hidrografia, clima, vegetação, solo, meio ambiente e a biodiversidade no Brasil.

   → População brasileira.

   → Urbanização brasileira.

   → Espaço rural brasileiro.

   → Espaço industrial brasileiro.

   → Brasil: circulação, geopolítica e globalização.

   → Território rio-grandense: os elementos naturais, ambientais, econômicos, políticos, sociais e culturais.

 

          História

   → O Mundo Contemporâneo - Século XX e XXI

  • Europa: a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, a crise do pós-guerra e a ascensão do Nazifascismo. Segunda Guerra Mundial. A Organização das Nações Unidas e a nova ordem internacional. A Guerra Fria. A União Europeia. Os principais conflitos europeus.
  • Brasil: a república oligárquica, a crise dos anos 20 e a Revolução de 1930. Os governos de Getúlio Vargas. Os governos populistas. O golpe de 1964 e os governos ditatoriais. A redemocratização e as políticas neoliberais.
  • América. Os Estados Unidos: do Corolário Roosevelt da doutrina Monroe à Doutrina de Segurança Nacional. A superpotência do pós-Guerra Fria: o Imperialismo.
  • A América Latina: A Revolução Mexicana. Os governos populistas. A Revolução Cubana e Nicaraguense. As ditaduras militares. As redemocratizações. O Consenso de Washington e o Neoliberalismo. Alianças e integrações regionais. A Revolução Zapatista e os movimentos sociais.
  • Ásia e África. A revolução chinesa e as transformações da China. A emergência do Japão como potência asiática. A descolonização da Ásia e da África: as independências e os principais conflitos. O Oriente Médio e o mundo árabe. A desintegração da União Soviética.
  • O século XXI: principais temas, problemas e conflitos do mundo globalizado. As perspectivas para o futuro.

 

           Língua Estrangeira

   → Leitura verbal e não verbal de textos correspondentes a gêneros das esferas cotidiana (p. ex., bilhete, carta pessoal, perfil em redes sociais, convite, receita, cartão comemorativo, etc.), jornalística (tira em quadrinhos, notícia, sinopse, resenha, coluna de aconselhamento, previsão do tempo, carta do leitor, editorial, etc.), pedagógica (obra de referência, verbete de enciclopédia, etc.), publicitária (anúncio, fôlder turístico, cartaz de filme, etc.), artístico-literária (romance, conto, poema, fábula, etc.) e científica (notícia de popularização da ciência, infográfico, etc.), em diferentes mídias.

   → Contexto: função social do texto; autoria; público-alvo; mídia; fonte; data e local de publicação, aspectos ideológicos, aspectos enunciativo-discursivos, etc.

   → Texto:

  • Organização textual: sequência cronológica, geral-particular (categoria-exemplo, previsão-detalhe), problema-solução, etc.
  • Semântica e Pragmática: campo semântico, informações centrais e secundárias, representação de fato e de opinião, graus de formalidade, graus de assertividade, atos de fala, relações de coesão e coerência, etc.
  • Léxico-gramática: relações morfossintáticas, relações lexicais (sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, etc.), sintagma verbal, sintagma nominal, sintagma adverbial, modalização e modulação, ordem dos termos na oração, elos coesivos, etc.

 

           Língua Estrangeira - Espanhol 

→ Presente de subjuntivo.    
→ Pres. Subjuntivo. Casos especiales. 
→ Imperfecto de subjuntivo.  
→ Construcciones con preposición. 
→ Pronombres Complemento.   
→ Imperativo afirmativo y negativo.   
→ Comparativo/Superlativo.


        
         Língua Portuguesa

   → Gêneros textuais de base dissertativo-argumentativa: aspectos contextuais; objetivo do texto; temática e campo semântico; estrutura composicional; tese e argumentos; mecanismos coesivos (referenciais e sequenciais); estratégias argumentativas; recursos linguísticos.

   → Vozes do texto: marcas do discurso citado e do discurso relatado.

   → Morfologia: classes de palavras (conjunção).

   → Sintaxe: Período composto por coordenação e subordinação.

   → Concordância verbal.

   → Pontuação no período composto.

 

        Literatura

    → Relações entre literatura, cultura e arte: Pré-Modernismo, Modernismo, produção literária contemporânea.

    → Gêneros literários: características da lírica, do drama e da narrativa.

    → Elementos da linguagem literária: forma/conteúdo.

    → Leitura e análise de textos literários.

    → Leituras mínimas obrigatórias:

BUARQUE, Chico; GUERRA, Ruy. Calabar, o elogio da traição. 34. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

CARVALHO, Bernardo. Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

GUIMARÃES ROSA, João. A hora e a vez de Augusto Matraga. São Paulo: Saraiva, 2011.

MORICONI, Italo (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. São Paulo: Objetiva, 2001. [contos de Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Dalton Trevisan, Lygia Fagundes Telles e Rubem Fonseca]

MORICONI, Italo (org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. São Paulo: Objetiva, 2001.

VERÍSSIMO, Érico. Noite. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

 

          Matemática

   → Geometria espacial: poliedros - conceitos; relação de Euler; prisma; pirâmide; troncos; corpos redondos - cilindro, cone, esfera; áreas e volumes.

   → Geometria analítica: geometria analítica no plano; distância entre dois pontos; ponto médio; equação geral e reduzida da reta; inclinação de uma reta; retas paralelas, coincidentes, concorrentes e perpendiculares; circunferência.

   → Matemática Financeira: razão e proporção; porcentagem; juros simples; juros compostos; linguagem da Matemática Financeira - capital (principal), juro, taxa de juros, prazo, montante.

   → Números complexos: forma algébrica dos números complexos; operações; representação geométrica dos números complexos; forma trigonométrica dos números complexos.

   → Polinômios: notação e linguagem algébrica; operações com polinômios (adição, subtração, divisão e multiplicação); raiz de um polinômio; divisão de um polinômio por (x-a); dispositivo de Briot-Ruffini.

 

         Química

   → Compostos orgânicos: evolução da Química Orgânica; hibridação do carbono, boro e berílio; ligações entre os átomos de carbono; classificação dos átomos de carbono; classificação das cadeias carbônicas.

   → Funções orgânicas: conceito, classificação, fórmula geral e nomenclatura oficial e usual dos compostos simples de todas as funções orgânicas; grupos orgânicos monovalentes; propriedades físicas - pontos de fusão, ponto de ebulição, solubilidade, densidade; aplicações dos compostos orgânicos.

   → Isomeria: isomeria plana (cadeia, posição, função, metameria e tautomeria); isomeria espacial (geométrica e ótica).

   → Reatividade das moléculas orgânicas: tipos de ruptura entre átomos e moléculas; efeito indutivo e mesomérico; teorias ácido-base de Brönsted-Lowry e Lewis; caráter ácido e básico dos compostos orgânicos; reagentes nucleófilos e eletrófilos.

   → Reações orgânicas: reações de substituição em alcanos, benzeno, tolueno, fenol e ácido benzoico; halogenação, nitração e sulfonação; reações de substituição nucleófilas em haletos orgânicos frente à água; reações de substituição nucleófilas em haletos e alcinos: hidrogenação, halogenação, hidratação e halogenidretos; reações de adição em alcenos e alcinos - hidrogenação, halogenação, hidratação e halogenidretos; reações de adição em aldeídos e cetonas; reações de eliminação; reações de oxidação.

   → Química orgânica e descritiva: petróleo e carvão; glicídios; lipídios; aminoácidos; polímeros sintéticos.

 

         Sociologia

   → Ciências Sociais no Brasil

  • Cultura e diversidade: relativismo cultural e etnocentrismo.
  • Gênero/Família e Saúde.
  • Raça/Etnia.
  • Carnaval/Futebol.
  • Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos.
  • Estado e Democracia.
  • Ideologias e Partidos Políticos.
  • Religião.
  • Violência.

 

Fale conosco

  • (55) 3522-2081
  • (55) 3522-2082
  • (55) 9938-5405
  • cipiranga@gmail.com
Rua Salgado Filho, 12 - Centro
CEP 98600-000 - Três Passos - RS
jeux gratuit